terça-feira, 28 de agosto de 2012

78 crianças visitam o Agora


Acompanhadas por professores, elas fizeram perguntas aos jornalistas

Ricardo Welbert

O nome do programa pedagógico de incentivo à leitura desenvolvido pelo Agora pode ser facilmente modificado para 'Escola no Jornal'. Na manhã de quinta-feira (16), uma caravana do Centro Municipal de Educação Infantil Douglas Miguel Vilela visitou a sede do jornal. Ao todo, três professoras e 78 crianças de 5 e 6 anos compareceram. A visita ocorreu às 8h30, quando parte da equipe de reportagem já estava nas ruas, apurando as primeiras informações do dia. Três jornalistas explicaram um pouco de seu trabalho e responderam às perguntas dos visitantes.

O passeio durou cerca de 45 minutos. Durante todo esse tempo, era possível perceber o brilho da curiosidade nos olhos das crianças. A pequena Clara Giordani de Oliveira, de 6 anos, adorou o lugar.

- Foi muito bom. Vai ajudar a gente a fazer o jornal da escola - disse.

Gabriel da Costa Pereira, que tem a mesma idade, ficou impressionado durante a visita à Redação. 

- Aqui tem muita coisa impressionante - comentou.

Rômulo dos Santos Gontijo, de 6 anos, encantou-se com os cães de gesso da Dog Parade, expostos na portaria do jornal. Além disso, ele falou sobre suas notícias preferidas.

- Gosto dos assuntos de futebol - disse, para a satisfação do repórter esportivo Jorge Guimarães.

- Assim como os adultos, as crianças têm interesse pelos assuntos do cotidiano. Cabe a nós, jornalistas, saber produzir um material que possa ser lido e interpretado corretamente por pessoas de todas as idades - disse Jorge.

Repórter de Geral e Economia, Douglas Oliveira não perdeu a oportunidade de aparecer em uma foto ao lado das dezenas de crianças.

- Acho interessante essa possibilidade de trazer as crianças ao jornal para conhecerem nossa profissão - disse.

Educadores

A professora Gislene Rios elogia a parceria do Agora com as escolas de Divinópolis.

- É uma proposta muito interessante. As crianças, que já estão aprendendo a ler, interessam-se muito pelas palavras e imagens publicadas no papel. Abrir as portas para que elas entrem na fábrica onde esse material é produzido é muito positivo. Elas aprendem a valorizar o conteúdo produzido em nossa própria cidade - diz. 

A professora Teresa Cristina de Faria também aprova.

- Achei que foi um passeio muito proveitoso. As crianças foram bem instruídas e, por isso, ficaram ainda mais interessadas. A equipe do jornal foi muito atenciosa e conseguiu prender nossa atenção - afirma.

A diretora Marli Santos Sena Souza não pôde comparecer ao jornal durante a visita dos alunos, mas perguntou às professoras e aos alunos como foi o passeio. De acordo com ela, todo mundo gostou.

- Esse apoio do jornal à educação é muito importante. Em nossa escola, estamos produzindo nosso jornal, o Diário do Miguelzinho, e todas as crianças estão se envolvendo. A visita ao jornal certamente foi muito proveitosa para todos, especialmente para as crianças que, mesmo na pouca idade, já passam boas horas do dia envolvidas com as informações transmitidas em diversas plataformas - diz a diretora.

A escola Douglas Miguel Vilela fica na rua Santa Catarina, 456, no bairro Santo Antônio. Possui 205 alunos com idades entre 3 e 6 anos, divididos nos turnos da manhã e tarde.


Esta mesma matéria, publicada na versão impressa do jornal
O programa

O programa Jornal na Escola consiste em utilizar exemplares do Agora em ações de incentivo à leitura, voltadas para estudantes de quaisquer níveis ou qualquer outro tipo de público que participe de alguma ação educativa que sirva como mediadora da leitura, com o objetivo de formar cidadãos mais críticos, em uma perspectiva efetiva de participação social. Diretores e professores interessados em receber a visita de um jornalista ou visitar o jornal devem agendá-la pelo 3301-8442.

Mais fotos da visita

Nenhum comentário:

Postar um comentário